quarta-feira, 31 de maio de 2017

Receitinhas! Feijão, abobrinha e macarrão & Mandioquinha com couve-flor

Feijão, abobrinha e macarrão

Ingredientes

·         ½ xícara (chá) de feijão-carioquinha 
·         ½ abobrinha italiana
·         2 colheres (sopa) de macarrão ave maria (ou outro macarrão para sopa)
·         ¼ xícara (chá) de caldo de carne caseiro

Modo de Preparo

Na noite anterior, lave o feijão e transfira para uma tigela. Cubra com 1 ½ xícara (chá) de água, tampe com um prato e deixe de molho durante toda a noite - o demolho diminui o tempo do cozimento e elimina as toxinas que deixam o feijão indigesto.
Escorra a água do feijão e transfira os grãos para uma panela. Cubra com 3 xícaras (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até ficar macio o suficiente para amassar - cerca de 40 minutos.
Lave e seque a abobrinha. Descarte as pontas e corte em rodelas médias. Transfira para uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar até amolecer, por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, retire do congelador ¼ de xícara (chá) de caldo caseiro de carne (que equivale a 3 cubos, caso você use fôrmas de gelo convencionais para congelar. Atenção: não é cubo de caldo industrializado, hein?).
Com uma escumadeira, transfira a abobrinha para a tigela com o caldo. Mantenha a panela com água no fogo e junte o macarrão. Deixe cozinhar até ficar bem macio - para papinhas o ideal é que não fique al dente.
Passe o macarrão por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Com uma escumadeira, retire os grãos de feijão da panela e junte à abobrinha com o caldo (que caso ainda esteja congelado vai descongelar com o calor dos alimentos). Com um garfo, amasse e misture até formar um purê - a consistência (mais lisa ou com pedaços) vai depender da aceitação do seu bebê.
Acrescente o macarrão cozido e misture bem. Separe uma porção da papinha e sirva a seguir. Transfira o restante para um potinho ou plástico com fechamento hermético e conserve na geladeira por 2 dias ou no congelador por até 1 mês.

Mandioquinha com couve-flor

Ingredientes

·         1 mandioquinha
·         1/3 de couve-flor 
·         ½ xícara (chá) de caldo da carne caseiro

Modo de Preparo

Lave, descasque e corte a mandioquinha em rodelas médias. 
Retire e descarte as folhas e o talo da base da couve-flor. Para cortar a couve-flor em floretes, vire de cabeça para baixo e vá cortando em metades, até formar pedaços de cerca de 4 cm de diâmetro. Lave em água corrente.
Numa panela pequena, junte os legumes e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar com a tampa entreaberta, até os legumes ficarem macios - cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, retire do congelador ½ xícara (chá) de caldo de carne caseiro (que equivale a 6 cubos, caso você use fôrmas de gelo convencionais para congelar. Atenção: não é cubo de caldo industrializado, hein?).
Escorra a água por uma peneira e transfira os legumes cozidos para a tigela com o caldo (que caso ainda esteja congelado vai descongelar com o calor dos alimentos). Bata ainda quente com um mixer até formar um purê - a couve-flor é um pouco fibrosa para amassar com o garfo. A consistência (mais lisa ou com pedaços) vai depender da aceitação do seu bebê. 

Separe uma porção da papinha e sirva a seguir. Divida o restante em 2 potinhos ou plásticos, com fechamento hermético e conserve na geladeira por dois dias ou no congelador por até 1 mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário